“Quem tem muito
pouco ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes.” (Emília
Ferreiro)
Querido estudante,
A adolescência é um período
crítico caracterizado por uma série de mudanças, sociais, físicas e emocionais,
sendo justamente neste período que ocorrem as transições acadêmicas importantes
na vida dos estudantes. Alunos das escolas públicas municipais passam para as
escolas estaduais sem se preocupar com os estudos, perdendo as grandes oportunidades
que existem neste período. Por isso este projeto tem como objetivos informar, orientar, despertar o
interesse, incentivar, nutrir sonhos e elevar a autoestima dos estudantes para que aprendam a aprender adquirindo
o prazer em adquirir conhecimento, ou seja, a motivação necessária para se
tornarem autônomos em relação a aprendizagem e a vida. Além de preparar os alunos da nossa escola para olimpíadas
escolares e para prestarem concursos públicos de acesso ao ensino médio em
escolas públicas de qualidade e/ou conquistarem bolsas de estudos em cursos
preparatórios e escolas particulares. Este projeto vem sendo desenvolvido na
Escola Municipal Presidente Médici desde 2004, por isso já temos a comprovação
de que os alunos que se preocuparam em prestar concurso na 8ª série (9º ano)
não temeram o vestibular nem outros concursos públicos. Eles iniciaram o ensino
médio já com a visão de se preparar para o vestibular e hoje estão nas
universidades públicas (UNIRIO, UFF, UFRJ, UFRRJ); em carreira militar (Escola
Naval) e também na PUC com bolsa de 100%, sem terem feitos cursinhos
preparatórios. Nosso principal apoiador
neste projeto é a família dos estudantes, pois eles precisam de apoio e
motivação para acreditarem que são capazes de vencer esse, ou qualquer outro
desafio na vida.
Este
ano você terminará o Ensino Fundamental e irá para o Ensino Médio. Ao final do
ano escolherá 3 escolas Estaduais sendo encaminhado para uma destas escolas
pela Secretaria Estadual de Educação (Matrícula fácil) e/ou poderá prestar
concurso público para entrar para uma dessas escolas públicas de qualidade
comprovada: FAETEC, PEDRO II, CEFET, IFRJ, CTUR/RURAL, FIOCRUZ, CAP-UFRJ,
COLÉGIO MILITAR, NAVE, NATA, ERICH HEINE, MIÉCIMO, ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO
e outras.
Leia este comunicado ATENTAMENTE, pois se desejar
passar em concursos públicos precisará seguir alguns passos e ir além do que é
ensinado em sala de aula. Precisará compreender que:
1º - Não pode chegar
atrasado ou faltar às aulas,
pois isso fará com que ele fique “perdido” na matéria causando dificuldades
para compreender novos conceitos;
2º - Durante a aula ele deve estar
em silêncio prestando total atenção
à explicação do professor, pois o conhecimento se processa no cérebro, havendo
necessidade de disciplina, concentração e participação
efetiva durante as aulas;
3º - É primordial a realização
dos exercícios propostos, pois estes são para aprender e ampliar o
conhecimento. A prática é
importantíssima para o aprendizado e memorização, portanto não dê a desculpa
que não fez porque não sabe, o exercício é para aprender, não precisa acertar,
mas sim, fazer; só assim surgirão dúvidas. Vale ressaltar que dúvida é algo
positivo, significando que a pessoa está raciocinando sobre o assunto, logo
estará em processo de aprendizagem. Quem não faz os exercícios não aprende
direito. No máximo entende e depois esquece.
4º - Em casa, é necessário um horário
diário de estudo, para reforço do conteúdo e fixação do aprendizado. O
tempo de aula é pouco, é necessário que disponha de mais horários de estudos.
Refazendo os exercícios de aula e fazendo novos exercícios para ampliar o
conhecimento. Organize os horários para aproveitar todo tempo possível para
estudar;
5º - Sempre que tiver dúvidas perguntar
ao professor. Assim, havendo erro aprenderá, concertando-o e se tiver
acertado sentirá o prazer pelo aprendizado, o que ativa o cérebro para fazer o
registro automático de memória e dar motivação para novas aprendizagens.
6º - Precisará fazer reforço – sabendo
do conteúdo que cai nos concurso através dos Programas das Provas ele buscará estes
conteúdos, em livros, listas de exercícios, apostilas e principalmente provas
de concursos anteriores, que poderão ser retiradas nos sites das escolas que
ele escolher.
Nos
sites das escolas são disponibilizados os programas das provas, editais e provas
de concursos anteriores. Nos editais e nos programas o candidato poderá saber
os conteúdos cobrados para ir estudando. Também é importante fazer provas
anteriores, pois é uma excelente forma de preparação.
Sabe-se
que MSN e Facebook tomam muito tempo, por isso, é preciso usar o computador
para o que realmente importa no momento que é entrar nos sites das escolas para
se informar sobre o período de inscrição, para copiar os conteúdos e as provas
anteriores imprimir e começar a estudar.
A
metade (50%) das vagas destes concursos é reservada para alunos de escolas
públicas, tornando estes concursos mais justos e possibilitando o maior
ingresso de bons alunos oriundos das escolas municipais.
Não
esqueça que é necessário providenciar o CPF e a Carteira de Identidade com
antecedência. Algumas inscrições começam a partir de julho, por isso é preciso
estar atento também ao período de pedido de isenção da taxa de inscrição (para
quem não pode pagar) e/ou se preparar antecipadamente para pagar as taxas
economizando mensalmente.
Para
os alunos que tem ou terão mais de 17 anos em 2014 poderão concorrer às vagas
do PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) em todas estas escolas.
Para
passar será necessário que o aluno tenha motivação, força de vontade,
disciplina e dedicação aos estudos!!
As atualizações serão disponibilizadas no
blog profkatia2007.blogspot.com
“Pobreza é a falta de oportunidade do ser humano desenvolver seu
potencial”. (Jorge Amado)
Rio de Janeiro, 04 de julho de
2014.
Kátia Machinez da
Cunha
Matemática
Um comentário:
Boa tarde Prof. Kátia!
Gostaria de parabenizá-la pelo sua iniciativa! Tb sou professora de Matemática da rede pública, na E.M.Pastor Miranda Pinto, no Cachambi, e tento, humildemente, fazer um trabalho parecido com o seu, no contraturno, com meus alunos do 9º ano. Apesar de todas as dificuldades e do desinteresse da maioria dos jovens e de suas famílias, considero fundamental fazer essa intervenção para minimamente dar algum suporte àqueles q não teriam oportunidade.
Espero poder contar com sua ajuda, se possível, e vou compartilhar seu blog com meus alunos.
Um abraço,
Claudia Alves
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