sexta-feira, 4 de julho de 2014

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

“Quem tem muito pouco ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes.” (Emília Ferreiro)

Querido estudante,

A adolescência é um período crítico caracterizado por uma série de mudanças, sociais, físicas e emocionais, sendo justamente neste período que ocorrem as transições acadêmicas importantes na vida dos estudantes. Alunos das escolas públicas municipais passam para as escolas estaduais sem se preocupar com os estudos, perdendo as grandes oportunidades que existem neste período. Por isso este projeto tem como objetivos informar, orientar, despertar o interesse, incentivar, nutrir sonhos e elevar a autoestima dos estudantes para que aprendam a aprender adquirindo o prazer em adquirir conhecimento, ou seja, a motivação necessária para se tornarem autônomos em relação a aprendizagem e a vida. Além de preparar os alunos da nossa escola para olimpíadas escolares e para prestarem concursos públicos de acesso ao ensino médio em escolas públicas de qualidade e/ou conquistarem bolsas de estudos em cursos preparatórios e escolas particulares. Este projeto vem sendo desenvolvido na Escola Municipal Presidente Médici desde 2004, por isso já temos a comprovação de que os alunos que se preocuparam em prestar concurso na 8ª série (9º ano) não temeram o vestibular nem outros concursos públicos. Eles iniciaram o ensino médio já com a visão de se preparar para o vestibular e hoje estão nas universidades públicas (UNIRIO, UFF, UFRJ, UFRRJ); em carreira militar (Escola Naval) e também na PUC com bolsa de 100%, sem terem feitos cursinhos preparatórios.  Nosso principal apoiador neste projeto é a família dos estudantes, pois eles precisam de apoio e motivação para acreditarem que são capazes de vencer esse, ou qualquer outro desafio na vida.

            Este ano você terminará o Ensino Fundamental e irá para o Ensino Médio. Ao final do ano escolherá 3 escolas Estaduais sendo encaminhado para uma destas escolas pela Secretaria Estadual de Educação (Matrícula fácil) e/ou poderá prestar concurso público para entrar para uma dessas escolas públicas de qualidade comprovada: FAETEC, PEDRO II, CEFET, IFRJ, CTUR/RURAL, FIOCRUZ, CAP-UFRJ, COLÉGIO MILITAR, NAVE, NATA, ERICH HEINE, MIÉCIMO, ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO e outras.


            Leia este comunicado ATENTAMENTE, pois se desejar passar em concursos públicos precisará seguir alguns passos e ir além do que é ensinado em sala de aula. Precisará compreender que:

1º - Não pode chegar atrasado ou faltar às aulas, pois isso fará com que ele fique “perdido” na matéria causando dificuldades para compreender novos conceitos;

- Durante a aula ele deve estar em silêncio prestando total atenção à explicação do professor, pois o conhecimento se processa no cérebro, havendo necessidade de disciplina, concentração e participação efetiva durante as aulas;

- É primordial a realização dos exercícios propostos, pois estes são para aprender e ampliar o conhecimento. A prática é importantíssima para o aprendizado e memorização, portanto não dê a desculpa que não fez porque não sabe, o exercício é para aprender, não precisa acertar, mas sim, fazer; só assim surgirão dúvidas. Vale ressaltar que dúvida é algo positivo, significando que a pessoa está raciocinando sobre o assunto, logo estará em processo de aprendizagem. Quem não faz os exercícios não aprende direito. No máximo entende e depois esquece.

- Em casa, é necessário um horário diário de estudo, para reforço do conteúdo e fixação do aprendizado. O tempo de aula é pouco, é necessário que disponha de mais horários de estudos. Refazendo os exercícios de aula e fazendo novos exercícios para ampliar o conhecimento. Organize os horários para aproveitar todo tempo possível para estudar;

- Sempre que tiver dúvidas perguntar ao professor. Assim, havendo erro aprenderá, concertando-o e se tiver acertado sentirá o prazer pelo aprendizado, o que ativa o cérebro para fazer o registro automático de memória e dar motivação para novas aprendizagens.

6º - Precisará fazer reforço – sabendo do conteúdo que cai nos concurso através dos Programas das Provas ele buscará estes conteúdos, em livros, listas de exercícios, apostilas e principalmente provas de concursos anteriores, que poderão ser retiradas nos sites das escolas que ele escolher.

Nos sites das escolas são disponibilizados os programas das provas, editais e provas de concursos anteriores. Nos editais e nos programas o candidato poderá saber os conteúdos cobrados para ir estudando. Também é importante fazer provas anteriores, pois é uma excelente forma de preparação.
Sabe-se que MSN e Facebook tomam muito tempo, por isso, é preciso usar o computador para o que realmente importa no momento que é entrar nos sites das escolas para se informar sobre o período de inscrição, para copiar os conteúdos e as provas anteriores imprimir e começar a estudar.
A metade (50%) das vagas destes concursos é reservada para alunos de escolas públicas, tornando estes concursos mais justos e possibilitando o maior ingresso de bons alunos oriundos das escolas municipais.
Não esqueça que é necessário providenciar o CPF e a Carteira de Identidade com antecedência. Algumas inscrições começam a partir de julho, por isso é preciso estar atento também ao período de pedido de isenção da taxa de inscrição (para quem não pode pagar) e/ou se preparar antecipadamente para pagar as taxas economizando mensalmente.
Para os alunos que tem ou terão mais de 17 anos em 2014 poderão concorrer às vagas do PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) em todas estas escolas.
Para passar será necessário que o aluno tenha motivação, força de vontade, disciplina e dedicação aos estudos!!

    As atualizações serão disponibilizadas no blog profkatia2007.blogspot.com


“Pobreza é a falta de oportunidade do ser humano desenvolver seu potencial”. (Jorge Amado)



            Rio de Janeiro, 04 de julho de 2014.


                                                                     Kátia Machinez da Cunha
                                                                         Matemática

Nenhum comentário: