
Página dedicada a estudantes, familiares e educadores do ensino básico. Nosso objetivo é motivar estudantes a aproveitarem as oportunidades acadêmicas. Divulgar olimpíadas escolares, concursos de acesso a instituições públicas de qualidade comprovada, bolsas de estudo, orientações gerais e história inspiradoras de estudantes do PHI que conquistaram seus sonhos através da educação pública.
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
Motivação: A chave para aprovação em concursos. Live com Intérprete em Libras para inclusão de estudantes surdos.
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
Inscrições abertas para cadastro de interesse do Programa Sócioeducativo da Base Aérea dos Afonsos - COLIBRI para meninos do 8º ano de escolas públicas do Município do Rio de Janeiro.
O Programa Sócioeducativo da Base Aérea dos Afonsos - COLIBRI- é um projeto maravilhoso para meninos do 8º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais do Rio de Janeiro que sonham em ingressar em uma instituição militar, como COLÉGIO NAVAL e EPCAR, ou escolas de qualidade comprovada de ensino médio que realizam concursos públicos, como os colégios federais, institutos federais, escolas politécnicas, colégios de aplicação, escolas tecnológica ou técnicas. O Programa fornece suplementação pedagógica e muitos outros benefícios em horário contraturno para que os estudantes de escolas públicas tenham condições igualitárias nesses concursos.
Como é o processo seletivo?
Todas as informações sobre a inscrição, história, critérios para inscrição, processo seletivo e rotina do programa devem ser vistas diretamente no blog do COLIBRI no endereço http://colibriprosec.blogspot.com/
Qual o diferencial do programa?
Posso dizer que meus alunos criam disciplina de estudo, motivação para aprender, engajamento e alto desempenho. Em matemática eles vão ficando com um diferencial cognitivo matemático muito grande em relação aos colegas de classe. No projeto eles reforçam as bases matemáticas, avançam nos conteúdos, aprofundam conhecimentos matemáticos e fornecem conteúdos exigidos nos concursos que não são ministrados na sala de aula regular. Desta forma, os estudantes conseguem se destacar nas olimpíadas escolares e nos concursos que participam conquistando várias aprovações. Assistam ao vídeo do Ricardo e poderão perceber pela fala dele a importância do projeto.
Como se preparar para prova?
No blog do Colibri tem o edital com todas as orientações para pais e escolas, além do conteúdo programático https://drive.google.com/file/d/1aj8A0iGMLLw2cvEdCBBOpvoBLcACWO-q/view
É importante ver o conteúdo e ir organizando um cronograma de estudo das disciplinas para os meninos iniciarem a preparação online pelo Teams (caso o professor queira) ou por videoaulas.
Dicas:
I) Playlists da MultiRio: Conteúdos de matemática 6º ao 9º ano do Programa Tempo de Estudar
- 6ª : https://www.youtube.com/playlist?list=PLPdaje007PVh2gyADzCIQPTzsIoi70y7q
- 7ª : http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/busca?ult=&cat=&tip=&proj=12563&txt=
- 8º: https://www.youtube.com/playlist?list=PLPdaje007PVh4yWNRz_kKfw2jiQi5h-O1
- 9º: https://www.youtube.com/playlist?list=PLPdaje007PVjJ0TcvjM2t-Zu3KzT4hJ
Dica para estudantes, pais e educadores:
Como divulgar e motivar os alunos na Pandemia?
Divulgando nas turmas pelo TEAMS ou WhatsApp: Por conta da COVID 19 nossas turmas estão no Microsoft Teams e podemos comunicar e enviar o edital para os alunos das turmas do 8º ano por postagem e também para os pais pelos grupos de WhatsApp. Os interessados farão um cadastro de interesse online no blog do COLIBRI endereço http://colibriprosec.blogspot.com/
Como normalmente divulgamos na escola?
Nas turmas de 8º ano: Todos os anos vamos de sala em sala nas turmas do 8º ano para divulgar o processo seletivo. Informamos os alunos sobre os benefícios do programa e o compromisso que terão que assumir ao ingressarem. Algumas escolas indicam os melhores alunos, mas nosso projeto busca motivar todos os estudantes e deixamos que os interessados com conceito R, B ou MB participem.
Em reuniões de pais: Aproveitamos a reunião do início do ano letivo para divulgar as ações do projeto PAH e outros como COLIBRI e ISMART para os pais. Algumas vezes convocamos os pais para uma reunião em especial quando as inscrições são abertas, mas muitos não comparecem.
Enviando comunicado para casa: Através de um comunicado bem objetivo dado aos alunos. Os estudantes e/ou responsáveis interessados recebem o edital impresso pois nele tem a ficha de inscrição que precisa ser preenchida pelos responsáveis e pela direção da escola para ser entregue na Base Aérea dos Afonsos conforme cronograma.
Dicas para professores e diretores motivarem os alunos que já são do COLIBRI
Tenham um olhar diferenciado: Esses meninos têm uma rotina pesada de estudo com Colibri (manhã), escola (tarde) e estudo individual (noite) fora a locomoção entre esses lugares. Por conta disso e do diferencial cognitivo que eles alcançam em relação aos seus pares ficam desmotivados na escola regular e o cansaço vem. Muitos professores não sabem como agir. Alguns ficam pressionando os meninos a prestarem atenção na aula ou a ficarem copiando matérias que eles estão cansados de saber. Isso causa desânimo e desmotivação (em qualquer pessoa), pois consideram perda de tempo enquanto poderiam estar usando para outras atividades que precisam ser feitas no dia. Os alunos do COLIBRI precisam cumprir a rotina da escola e o fazem, mas eles têm suplementação escolar fora da escola e isso precisa ser levado em consideração. O foco é motivar os estudantes para que desenvolvam ao máximo suas potencialidades, tenham melhores condições cognitivas, socioemocionais e de vida.
Apoie e reconheça o conhecimento dele: A melhor coisa que podemos fazer para motivá-los é perguntar se já dominam aquele conteúdo que vamos ensinar, e se a resposta for positiva deixe que eles aproveitem o tempo na aula para irem adiantando os conteúdos que ainda não dominam (matéria da aula ou não), senão terão que fazer isso quando chegarem em casa, já cansados. É importante que o professor se coloque à disposição para tirar dúvidas quando eles precisarem.
Peça apoio: Estimule (não exija) que eles ajudem os colegas medianos (aqueles que aprenderam, mas ainda não dominam bem o conteúdo), ou qualquer outro que eles queiram ajudar. Isso irá motivá-los a interagir na aula. Assim todos saem ganhando: eles aprendem mais ao ensinar, os colegas aprendem mais com eles, o professor pode dar mais atenção àqueles que estão com muita dificuldade e a escola ganha com a melhora do desempenho de todos.
Um grande abraço,