sábado, 23 de abril de 2016

Lição de casa. Certo ou errado?



Hoje o programa Como Será? da Rede Globo, que diga-se de passagem eu acho maravilhoso mostrou uma escola na Flórida onde o diretor Mr. Peter conseguiu excelente desempenho dos seus alunos através da simpatia, carinho atenção e a força propulsora chamada motivação : "Motivação ou estado motivacional é um conjunto de impulsos internos que nos levam a realizar certos ajustes corporais e comportamentais, refletindo a extensão para a qual o organismo está preparado para reagir física e mentalmente de maneira focada (Lent, 2010)"
Ao sentirem-se amadas, respeitadas, aceitas como são e estimuladas as crianças se motivam e com alegria e brilho nos olhos elas amam estudar e ir para a escola retribuindo o carinho do diretor que também se motiva a fazer mais e melhor por elas. Veja a reportagem http://glo.bo/1pslw0U

Mr. Peter acredita que eles não devam fazer lição de casa e isso gerou uma outra reportagem, muito boa por sinal com a pedagoga Adriana Camejo. Que falou sobre o fato de que lá as  crianças ficam 6h na escola e conseguem fazer a lição de casa lá, também falou da questão da idade, mas uma coisa não foi dita. Por estarem motivadas, elas não precisam ser obrigadas a fazerem lição de casa, elas mesmas geram interesse próprio e querem aprender mais e vão para casa com vontade de pesquisar e estudar mais. Veja a reportagem http://glo.bo/1ViOXAV

USANDO A LÓGICA!!

Primeira pergunta aos pais:
O professor consegue dar todo conteúdo, ensinar toda a matéria, fazer todos os exercícios e tirar todas as dúvidas de todos os alunos no tempo que tem em sala de aula?

Se a sua resposta for não. Então você entende que o tempo é limitado em sala de aula e que  o professor dá o resumo do conteúdo e apresenta uma forma facilitadora para aprendizagem daquele conteúdo para os alunos, apresenta exemplos e ajuda os alunos na solução de alguns exercícios. Mas não dá tempo para os alunos processarem todas as informações, terem dúvidas importantes para perguntarem, de praticar e nem de fazer aprofundamento do conceito.


Observe o diálogo com meus alunos:

Eu: Para que serve o caderno?
Eles: para copiar. 
Eu: Copiar para quê? 
Eles: para estudar depois.
Eu: E vocês fazem isso? Onde? Quando?

Eu: Para que serve o livro e por que vocês o levam para casa?
Eles: para estudar.
Eu: E vocês fazem isso? Onde? Quando?

Segunda pergunta aos pais:
O aluno que se limita só ao que é dado na sala de aula é um bom estudante ou é um estudante limitado?
Se a sua reposta for limitado. Você já entendeu a importância de se estudar em casa. O estudante precisa de tempo para tentar fazer os exercícios, ter as próprias dúvidas, fazer as as próprias descobertas e buscar o aprofundamento necessário para alcançar o seu objetivo.

Cabe ressaltar que precisamos acabar com o mito de que dúvidas e erros são sinais de burrice. Na verdade são de inteligência. Dúvidas e erros são importantíssimas para o processo de aprendizagem, é por tentativa e erro, persistência, busca de uma nova solução que chegamos ao acerto e geramos o prazer pela descoberta, pela aprendizagem e reforçamos a crença na nossa capacidade. Isso gera felicidade!!!

Observe outro diálogo:

Eu: Por que você não fez o trabalho?
Ele: Porque eu não sei fazer.
Eu: E como você vai aprender se não fizer?
Ele: E como vou fazer se eu não sei?
Eu: Então, me diga: Você só vai tocar violão o dia que aprender a tocar?
Ele: Não. 
Eu:  Você aprende a tocar violão tocando. Exercício não é para mostrar que sabe é para aprender, logo não precisa acertar, precisa tentar fazer, certo ou errado e continuar tentando.
        Quem desiste de tentar logo na primeira dúvida não irá aprender e isso é muiiiiiiiiiito prejudicial ao desenvolvimento cognitivo e emocional.


Lembro da minha filha que chegava da escola toda feliz dizendo que tinha "tabalinho" de casa pra fazer. Não tinha quem a fizesse tomar banho e comer antes de fazer o "tabalinho". Tirar essa motivação dela seria destruir todo encanto com a aprendizagem. Para ela não era uma obrigação era uma diversão e continua sendo assim até hoje. 
Criança adora aprender, adora descobrir coisas novas, o problema não é o dever de casa, mas a forma como ele é cobrado pela escola e pelos pais que tira o prazer das crianças e vira uma obrigação chata que eles querem fugir o tempo todo.
Minha filha estudou no ensino fundamental I em uma escola construtivista LUARTE A CASA DO CURUMIN em Bangu onde a motivação e o prazer em aprender são muito valorizados. O conteúdo não é o fim e sim o meio para se desenvolver a aprendizagem (eles dão todo o conteúdo muito bem dado). Depois estudou no ensino fundamental II e o ensino médio no Colégio Militar do RJ na Tijuca e  ama de paixão o CM. Ela passou de uma escola construtivista para uma conteudista e não sentiu nenhum impacto, pois sempre foi educada, disciplinada e ama estudar. Ela passou em três universidades militares (AFA, EFOMM e EN), duas públicas (UERJ - oceanografia, UFF - geofísica -1º lugar na classificação pelo ENEM) e duas particulares (PUC e FGV), optou pela FGV e ganhou bolsa integral por mérito acadêmico (7º lugar no vestibular). Hoje aos 20 anos fazendo um curso pesado de matemática aplicada ela chega em casa toda feliz, com o mesmo brilho nos olhos que tinha na infância. Está fazendo o que ama, aprender!!

Várias pesquisas já mostraram que o principal para um alto desempenho é a  motivação e estratégias eficientes de aprendizagem. Estudante motivado, ama aprender e vai além do que é pedido em sala de aula, estuda horas em casa por prazer e quer sempre mais. Sabendo como estudar direito aí não tem limites.  

Gostaria de sugerir aos pais que vissem o filme Mãos Talentosas com seus filhos. É a história de Ben Carson interpretada pelo ator Cuba Gooding Jr. (tem no NETFLIX).

Espero estar ajudando de alguma forma.

Abç.,





Nenhum comentário: