quarta-feira, 30 de março de 2011

Orientações de estudo para alunos e responsáveis

PROJETO ABRINDO HORIZONTES

“ O acesso a informação é o bem mais precioso que podemos dar, não só a nossos filhos, mas a toda sociedade” (Edson Celulari)                                    

Este projeto tem o objetivo de informar, orientar, despertar o interesse, incentivar, elevar a auto-estima, ensinar a aprender e preparar os alunos  a prestarem concursos para cursar o ensino médio em escolas públicas federais e para Escola Sesc de Ensino Médio. A maior preocupação deste projeto é a orientação, pois os alunos que terminam o ensino fundamental vão automaticamente para o ensino médio em escolas estaduais, outros vão para escolas particulares sacrificando a renda familiar. Em muitos casos os próprios alunos vão trabalhar para custear seus estudos achando que este é o melhor caminho para se obter uma boa formação. Muitos não sabem que existe a opção de estudar em excelentes escolas de ensino médio gratuitas, e que o acesso a estas escolas é através de concurso público.
 Este projeto vem sendo desenvolvido na Escola Municipal Presidente Médici desde  2004, por isso já temos a comprovação de que os alunos que se preocuparam em prestar concurso na 8ª série (9º ano) não temeram o vestibular nem outros concursos públicos. Eles iniciaram o Ensino Médio já com a visão de se preparar para o Vestibular e hoje estão nas universidades públicas (UNIRIO, UFF, UFRJ, UFRRJ) sem ter feito cursinho preparatório; em carreira militar e também na PUC com bolsa de 100%.  Comprovamos que os alunos que obtiveram sucesso tiveram apoio e incentivo de seus familiares, por isso, nosso principal apoiador neste projeto é a família.
  Quando seu filho(a) terminar o Ensino Fundamental  irá para o Ensino Médio. Ao final do ano ele(a) poderá escolher 5 escolas Estaduais sendo encaminhado para uma destas escolas pela Secretaria Estadual de Educação e/ou poderá prestar concurso público para entrar para FAETEC, PEDRO II, CEFET, CEFETQ, CTUR/RURAL, FIOCRUZ, CAP-UFRJ, COLÉGIO MILITAR ou  ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO.
              Para orientá-los melhor sobre as escolhas e a forma de preparação, sugiro que leia este comunicado juntamente com seu filho(a), pois se ele(a) desejar passar em concursos públicos precisará seguir alguns passos e ir além do que é ensinado em sala de aula.

Precisará compreender que:

1º - Não pode chegar atrasado ou faltar às aulas, pois isso fará com que ele fique “perdido” na matéria causando dificuldades para compreender novos conceitos;

- Durante a aula ele deve estar em silêncio prestando total atenção à explicação do professor, pois o conhecimento se processa no cérebro, havendo necessidade de disciplina, concentração e participação efetiva durante as aulas;

- É primordial a realização dos exercícios propostos, pois estes são para aprender e ampliar o conhecimento. A prática é importantíssima para o aprendizado e memorização, portanto, não aceite quando ele disser que não o fez porque não sabe. Exercício é para aprender, não precisa acertar, mas sim, fazer; só assim surgirão dúvidas. Vale ressaltar que dúvida é algo positivo, significando que a pessoa está raciocinando sobre o assunto, logo estará em processo de aprendizagem. Quem não faz os exercícios não aprende direito. No máximo entende e depois esquece.

- Em casa, é necessário um horário diário de estudo, para reforço do conteúdo e fixação do aprendizado. O tempo de aula é pouco, é necessário que ele disponha de mais horários de estudos. Refazendo os exercícios de aula e fazendo novos exercícios para ampliar o conhecimento. Monte um cronograma e organize os horários para aproveitar todo tempo possível para estudar;

 - Deverá aprender a usar os livros didáticos. Os livros são "os professores que você leva para casa e pode usá-lo a hora que quiser". Leia as explicações, tente entender os exemplos, faça os exercícios propostos e verifique as resposta no final, se estiverem certos saberá que está começando a entender, se estiverem errados, volte e tente novamente, releia a teoria e os exemplos. Assim, havendo erro aprenderá, concertando-o e se tiver acertado sentirá o prazer pelo aprendizado, o que ativa o cérebro para fazer o registro automático de memória e dar motivação para novas aprendizagens. Quanto mais você aprender, mais sentirá vontade de buscar novos conhecimentos. Desta forma estará aprendendo a se tornar autônomo em relação à aprendizagem.

- Quando tiver dúvidas,  perguntar ao professor. Dúvidas acumuladas são como bolas de neve. É importante que você não tenha vergonha nem medo dos seus professores, a função deles é ajudá-lo no seu aprendizado, ensinar é o que mais motiva um professor. Tenha seus professores como parceiros no seu processo de aprendizagem.

7º - Precisará fazer reforço – sabendo do conteúdo que cai nos concurso através dos Programas das Provas, busque estes conteúdos, em livros, listas de exercícios, apostilas e principalmente provas de concursos anteriores, que poderão ser retiradas nos sites das escolas que ele escolher.
Nos sites das escolas são disponibilizados os Programas das Provas, Editais e Provas de concursos anteriores. Nos editais e nos programas o candidato poderá saber os conteúdos cobrados para ir estudando. Também é importante fazer provas anteriores, pois é uma excelente forma de preparação.
Sabe-se que a internet toma muito tempo dos jovens, por isso, é preciso usar o computador para o que realmente importa no momento;  que é entrar nos sites das escolas para se informar sobre o período de inscrição, para copiar os conteúdos e as provas anteriores imprimir e começar a estudar. Também é motivador conhecer grupos de alunos e as escolas através de vídeos postados na internet e comunidades, por isso, não deixe de entrar nos sites das escolas para conhecê-las e poder tomar uma decisão acertada na hora da escolha.
Em algumas escolas a metade (50%) das vagas são reservadas para alunos de escolas públicas, tornando os concursos mais justos e possibilitando o maior ingresso de bons alunos oriundos das escolas municipais. É uma oportunidade imperdível para alunos de escolas públicas, que já começam se derrotando achando que não vão passar.
Não esqueça que é necessário providenciar o CPF e a Carteira de Identidade do candidato com antecedência. Algumas inscrições começam a partir de maio, por isso é preciso estar atento também ao período de pedido de isenção da taxa de inscrição (para quem não pode pagar) e/ou se preparar antecipadamente para pagar as taxas, reservando uma certa quantia mensalmente.
Para os alunos que tem ou terão mais de 17 anos em 2012, poderão concorrer às vagas do PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) na CEFET e no Pedro II. É uma excelente formação técnica de nível Federal em horário noturno, o que possibilita que esse aluno possa trabalhar, estagiar ou fazer cursos durante o dia.
Para passar será necessário que o aluno tenha força de vontade, disciplina e dedicação!!

“ Pobreza é a falta de oportunidade do ser humano desenvolver seu potencial.” (Jorge Amado)


RELAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESCOLAS PÚBLICAS DO RJ


·         ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO – Escola residência (vagas para todo Brasil)
Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá Tel.: 3214-7404
Curso: Ensino Médio regular Integral


·         CEFET ( Centro Federal de Educação Tecnológica)
Rua General Canabarro, 681-  Maracanã – Tel. 2569-3022 / 2204-0978
            Estrada de Adrianópolis, 1317 – Santa Rita – Nova Iguaçu – Tel: 2568-8890 /2568-2973
            Rua Miguel Angelo, 96 – Maria da Graça 
                        www.exatuspr.com.br / WWW.cefet-rj.br
           Cursos: Edificações, Estradas, Meteorologia, Eletônica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática,   
                        Segurança no Trabalho, Administração, Turismo e Entretenimente, Telecominicações,  
                        Automobilismo, Informática Industrial, Informática e Enfermagem.

·         CEFETEQ - Centro Federal de Educação Tecnológica de Química
                        Rua Senador Furtado, 121/125 – Maracanã – Tel. 2596-4618 / 2596-1771
                        Rua Lúcio Tavares, 1045 – Nilópolis – Tel.2691-4499 / 2691-2212
            www.ifrj.edu.br 
            PROEJA (modalidade Jovens e adultos) é oferecida para alunos com mais de 17 anos.  
            Cursos:  Química Industrial, Biotecnologia, Controle Ambiental, Laboratório de Farmácias, 
                         Meio Ambiente, Alimentos e outros.

·         COLÉGIO PEDRO II
Rua Bernardo de Vasconcelos, 941 – Realengo – Tel.: 3159-9832
Rua Barão do Bom Retiro, 726 – Engenho Novo – Tel 2501-4084
Rua Campo de São Cristóvão, 177 – São Cristóvão – Tel 2580-7775
Rua São Francisco Xavier, 204 – Tijuca – Tel 3872-2230
Av. Marechal Floriano, 80 – Centro – Tel 3213-3100
Rua Humaitá, 80 – Humaitá – Tel 2537-4012
     Vagas: C.A (sorteio); 5ª série, Ensino Médio Regular ou Integrado (informática e
                  Meio Ambiente) e PROEJA (noturno)
      
·         ESCOLA POLITÉCNICA JOAQUIM VENÂNCIO - FIOCRUZ
                        Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Tel: 2598-4407/2598-4242/ 3865-9805
                        WWW.processoseletivo.epsjv.fiocruz.br /   www.epsjv.fiocruz.br
                       Cursos: Análises Clínicas, Gerência de Saúde e Vigilância em Saúde

·         ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE RURAL– UFRRJ
                   Av. Rio Santos, km 47 - Seropédica   Tel:(21)2682-1004 / Fax(21)2682-1210
                         WWW.ctur.ufrrj.br/   
                        Cursos: Técnico em Hospedagem, Técnico em Agroecologia e Ensino Médio regular.
                  
·         COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA  UFRJ
                        Rua J.J.Ceabra, s/nº- Lagoa – Tel: 2294-6597 /  2511-5382/ 2562-2010
                        Vagas: C.A (sorteio); 5ª série e Ensino Médio (concurso)
                        www.cap.ufrj.br

·         COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO
           Rua São Francisco Xavier, 267 - Maracanã
          Tel: 2567-5668 / 2567-5760 / 2569-3767  - Fax 2568-9222
           WWW.cmrj.ensino.eb.br



  •          ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DA FAETEC

A FAETEC tem por objetivo formar mão de obra técnica para suprir a necessidade do Estado do Rio de Janeiro. Você precisará escolher o curso e a escola para qual prestará concurso, veja a relação de algumas, existem outras em todo estado do RJ.
Além dos cursos técnicos a Faetec possui vários cursos livres, Creches, Escolas de Música, Ensino Fundamental, pós-médio, Superior e outros. 


      * Oscar Tenório: R. Xavier Curado, s/n – Marechal Hermes -2450-2154
         Cursos: Administração, Contabilidade e Patologia.

      * Visconde de Mauá:R. João Vicente, 1775 – Marechal Hermes –    Tel: 3350-7188
         Cursos: Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica e  Mecânica.

      * República – R. Clarimundo de Melo, 647 – Quintino – Tel: 2596-3194
        Cursos: Eletrônica, Enfermagem, Informática, Mecânica e Telecomunicações.

      * Instituto de Educação: R: Mariz e Barros, 273 – Pça da Bandeira – Tel: 2569-4073 - 
        Cursos: Formação Geral, Informática.

      * Adolfo Bloch – R. Bartolomeu de Gusmão, 850 – São Cristóvão –    Tel: 2569-4737 / 2567-5818    
        Cursos: Empreendimentos, Eventos, Propaganda,  Sonoplastia, Dsing Gráfico, Edição e
                      Gerenciamento de Informações.

      * Ferreira Viana–.General Canabarro, 291–Maracanã –Tel.2569-0224 / 2569-6927  
      Cursos: Edificações, Eletrotécnica, Telecomunicações

      * Juscelino Kubitschek – R. Jornalista Antonio de Freitas, 75 - Jardim América – Tel: 2471-4834   
      Cursos: Administração, Eletrotécnica, Patologia, Turismo.

      * Santa Cruz: Largo do Bodegão, 46 – Santa Cruz –  Tel: 3395-0084
         Cursos: Eletromecânica, Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho.
 
      * Henrique Lages: R. Guimarães, 182 – Barreto – Niteroi -Tel: 2622-3411
         Cursos: Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica, Estruturas  Navais,Máquinas Navais.
         
    * João L. do Nascimento: R. Luiz de Lima, 272 – Centro Nova Iguaçu – RJ - Tel:    2667-3165     
        Cursos: Administração, Edificações, Eletrônica e  Eletrotécnica.


           Qualquer informação sobre a FAETEC: www.faetec.rj.gov.br  ou 0800-2828585


                                                             ESCOLAS MILITARES

Estas escolas possuem concursos diferenciado, se o aluno desejar ingressar em uma carreira militar deverá iniciar sua preparação com, no mínimo, um ano de antecedência. A preparação deverá ser específica para a escola que escolher. 

  • Etam – Escola Técnica do Arsenal da MarinhaPara inscrever-se o candidato (ambos os sexos) deverá ter completado o 2º ano do ensino médio.
    Cursos: Estruturas Navais, Mecânica e Eletrotécnica. http://www.nce.ufrj.br/

  • Colégio NavalLocalizada em Angra dos Reis - Sexo masculino – idade 13 a 17 anos (cursando o  9º ano) - Informações. DEM – R. Visconde de Itaboraí, 69 – Centro –Tel. 3870-6006 http://www.mar.mil.br/

  • Escola Preparatória de Cadete do Ar – EPCARSexo masculino – idade 13 a 17 anos - (cursando o 9º ano) Localizada em Barbacena - MG
    Informações : III Comando Aéreo Regional (COMAR) http://www.fab.mil.br/
    Praça Marechal Âncora, 77 – Castelo – Tel: 2533-2181/3814-6026
    Tel (0xx32) 3339-4047 / 3339-4050
    www.barbacena.com.br/epcar e epcarcon@barbacena.com.br
  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCExTer completado o 2º ano do Ensino Médio
    Sexo masculino – idade 15 a 25 anos
    Av. Papa Pio XII, 350 Jardim Chapadão – Campinas http://www.espcex.unicamp.br/


  Também é importante conhecer e visitar o site do Ministério da Educação: www.mec.gov.br

As informações que estão disponibilizadas neste blog não encerram as opções, somente representam algumas possibilidades para alunos do Rio de Janeiro. No caso das escola Militares e da Escola Sesc de Ensino Médio para alunos de todo Brasil.

                                                                            Kátia Machinez da Cunha
                                                                          profkatia2007.blogspot.com


12 comentários:

Edílio disse...

Professora Kátia,
a idade para o CN e EPCAR mudou para 15 a 17 anos. Meu filho tem 13 anos, completa 14 em outubro, e, ao tentar fazer a inscrição, descobri que ele não tem idade.

Kátia Machinez disse...

OI Edilio,
Mudou por causa da lei de armamento. Meu aluno Alisson também ficou muito frustrado quando estava no 9º ano, mas acabou sendo vantajoso, pois ele teve mais tempo para estudar.
Ele passou em 1º lugar para o Pedro II e foi aprovado em todos os concursos que fez, mas resolveu não cursar o 1º ano do ensino médio (já que teria que voltar) e se concentrou nos estudos,mesmo já estando bem preparado ele resolveu entrar num cursinho e se preparar mais ainda. Ele foi o 32º colocado na classificação de aprovação.
Aproveite este período para que ele se prepare e veja se realmente quer a carreira militar.
Boa Sorte!!!

Ruan Felipe disse...

Ruan Felipe
Kátia eu queria saber se eu que sou aluno de uma escola do governo ,que não tem professor direito e não me acho um aluno inteligente,mas me esforço para conseguir realizar meu sonho e entrar em uma escola concursada como pedro II e faetc .
Eu tenho chances de conseguir entrar em uma dessas 2 escolas ?
e queria saber quando eu faço para me escrever para fazer prova para esses 2 colégios ?

Ruan Felipe disse...

Professora Kátia ,
eu sou um aluno de uma escola do governo
que muitos professores faltam e eu queria saber se eu que não inteligente mas sou esforçado ,queria saber se eu conseguiria passar para uma das duas escolas pedro II e faetc ?
minha namorada é do colégio pedro II , e ela me ajuda a fazer meus trabalhos ,mas ela é muito inteligente mas se eu me esforça eu consigo passar para uma dessas 2 escolas ?

Kátia Machinez disse...

Querido Ruan

Em primeiro lugar, se você é esforçado então é inteligente. As pessoas acham que uma pessoa inteligente aprende tudo num passe de mágica e não é bem assim. Você é fruto das suas escolhas, se você escolher se dedicar aos estudos, buscar o conhecimento em livros (independente dos professores), fazer bastante exercícios, não ter medo de errar e buscar aprender com seus erros. Terá mais conhecimento do que as pessoas que você acha que são melhores que você.
Os alunos que os colegas chamam de "inteligentes" são os estudiosos (por isso são inteligentes) e os que chamam de "burros" são os que normalmente não estudam, não prestam atenção às aulas, não fazem os exercícios (e por isso não aprendem direito). É só mudar de atitude e tudo mudará.
Leia as dicas que eu dei no site e siga para que consiga se tornar a pessoa inteligente que você quer ser. Mas acredite, você é inteligente e pode passar para qualquer concurso que você quiser, precisa aprender a desenvolver sua inteligência, só isso.
Um abraço,

Felicidades.

Vitória Costa disse...

Oi Professora Kátia, estou no 2° ano do ensino médio de uma escola aqui de Duque de Caxias, ( cujo o ensino é péssimo). Eu gostaria de estudar em uma escola de qualidade, pois sei que sou esforçada em estudar. Eu tenho uma dúvida.Se eu conseguisse passar no concurso do CAP da UFRJ, da UERJ ou pro colégio Pedro II, eu teria que voltar para o 1° ano do ensino médio?

Gabriela disse...

Oi,professora Katia,meu nome é Gabriela,tenho 11 anos, estou no sexto ano e estudo em uma escola municipal.
Meu grande sonho é estudar no Colégio Pedro II. Tiro notas muito altas na escola e fui uma das alunas que mais se destacou. Também fui a unica da minha sala a passar para a segunda fase da OBMEP. Eu so tenho uma duvida: é possivel um aluno da rede municipal do Rio de Janeiro ser chamado para o Pedro II, sem fazer concurso, so porque é muito inteligente?
Minha amiga me disse que a mae dela tem uma amiga, que o filho dela foi chamado para o Sao Bento porque é muito inteligente. A partir dai, fiquei com essa duvida, de se da ou nao para ganhar um bolsa em escolas federais, como o Pedro II. Esse é meu grande sonhoo.
Desde já, agradeço, a atençao dispensada!!!!!
(P.S.:adorei o blog!!!)

Gabriela disse...

Oi,professora Katia,meu nome é Gabriela,tenho 11 anos, estou no sexto ano e estudo em uma escola municipal.
Meu grande sonho é estudar no Colégio Pedro II. Tiro notas muito altas na escola e fui uma das alunas que mais se destacou. Também fui a unica da minha sala a passar para a segunda fase da OBMEP. Eu so tenho uma duvida: é possivel um aluno da rede municipal do Rio de Janeiro ser chamado para o Pedro II, sem fazer concurso, so porque é muito inteligente?
Minha amiga me disse que a mae dela tem uma amiga, que o filho dela foi chamado para o Sao Bento porque é muito inteligente. A partir dai, fiquei com essa duvida, de se da ou nao para ganhar um bolsa em escolas federais, como o Pedro II. Esse é meu grande sonhoo.
Desde já, agradeço, a atençao dispensada!!!!!
(P.S.:adorei o blog!!!)

Kátia Machinez disse...

erida Gabriela,

Fiquei muito emocionada com a sua mensagem. São alunos como você que movem o meu coração, fico triste em ver como os governos perdem e desperdiçam o potencial de crianças e jovens que sonham com um futuro melhor, mas não sabem como fazer para chegar lá.
Vou te orientar em como iniciar sua preparação e conquistar bolsas de estudo:
Em primeiro lugar parabéns pela sua classificação na OBMEP, agora inicie sua preparação para 2ª fase. Entre no site da OBMEP, www.obmep.org.br, entre em provas e soluções, baixe todas as provas do nível 1 da 2ª fase e também baixe as soluções. Faça as questões sem consultar nada, uma a uma, brigue ao máximo, não tenha medo de errar, rabisque, faça cálculos e deixe seu raciocínio no papel da prova. Imediatamente depois de fazer as questões veja as resoluções e forma com são feitas, mesmo que tenha errado irá aprender como se faz quando ver a solução. Terá questões que mesmo vendo a solução você não conseguirá fazer isso é normal, é uma olimpíada, mas continue persistindo e faça todas as anteriores de 2005 até 2010. Desta forma você estará preparada para conquistar uma medalha que abrirá muitas portas para você. Primeiro terá uma bolsa de estudo PIC-Jr, dada pelo instituto de matemática e passará a ganhar R$ 100,00 por mês para estudar matemática, mas isso é só o começo.
No blog tem o vídeo da minha aluna Jesielle, ela começou como você e hoje está fazendo o ensino médio no Colégio Santo Inácio em Botafogo com bolsa de estudo com tudo pago (mensalidade, livros, alimentação e passagem). Mantendo as notas acima de 7 ela já terá bolsa de ensino superior na PUC da Gávea ou em outra, além de já ter garantido a bolsa de Mestrado no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) conquistada pelas duas medalhas de prata que teve na OBMEP.
Ano que vem, quando você estiver no sétimo ano, você poderá ser indicada por um professor, ou quem sabe por mim para o ISMART que é uma organização não governamental que deu essa bolsa de estudo para Jesielle. Entre no site deles e veja como é o procedimento de seleção, no seu caso será bolsa alicerce www.ismart.org.br
Imprima as orientações de estudo que eu coloquei no site e siga a risca. Tenha todos os dias mais de duas horas de estudo em casa, vá além da sala de aula, não espere ninguém te ensinar, busque o conhecimento no livro e até na internet (existem vários sites de matemática super legais para aprender jogando), mas foque nos livros.
Bem, o principal você já tem, que é a vontade de aprender, sabe que terá que fazer sacrifícios e se dedicar muito aos estudos, mas eu te garanto que você será muito feliz, muito mais do que as pessoas que não se esforçam e acham que tudo cai do céu, elas se frustrarão muito no futuro, mas você não. Continue com essa força e será vitoriosa. Basta dividir bem o tempo e você poderá brincar, ver TV, usar a Internet, fazer dança, música, passear e tudo mais sem nunca deixar de ser boa estudante.
Há! para entrar nas escolas federais como o Pedro II você terá que prestar concurso público, mas se começar a se preparar desde já te garanto que passará.
Não se esqueça, foque agora na OBMEP.
Um abraço,
Kátia

Kátia Machinez disse...

Oi Vitória,

Desculpe ter demorado a te responder.
Bem o Cap-UFRJ é o único colégio que você pode entrar no 2º ano, no Pedro II teria que voltar para o 1º ano do ensino Médio.
O CAp-UERJ só no 1º ou 6º ano do ensino fundamental, esse nem pensar, rsrsrsrs....
Voltar para o 1 º ano do ensino Médio em um colégio federal, vale muito, porque os colegas, os professores, o conteúdo e as oportunidades são outras completamente diferentes de uma escola estadual.
Mas se não conseguir, inicie sua preparação para o ENEM e para os vestibulares. Procure uma biblioteca e vire "ratinha" de lá, vá todos os dias para estudar, "devore" seus livros, não espere que ninguém te ensine, estude pelos livros.
Caso queira fazer um bom pré-vestibular e não possa pagar veja o do CEDERJ da UERJ no site www.cederj.edu.br tem polo em Caxias.
O seu sucesso será diretamente proporcional ao seu esforço e dedicação aos estudos.
Boa Sorte!
Um abraço,

Karen disse...

Oi Kátia ,tenho 13 anos e estou no nono ano meu nome é Karen , eu vou fazer a inscrição pro colégio militar e Pedro II , mas eu queria saber quanto é a mensalidade dos dois .

Obrigado

sueli reis disse...

katia tenho um filho que completar 14 anos em maio e ,esta no 9 ano.ate o 6 ano ele era o primeiro da sala, tirava exelentes notas por isso se destacava .dai em diante percebi que seu aprendizado cai muito,notas baixas,dificuldade de concentração e falta de raciocinio.decide então que marcar consulta com pisicologo pra saber se ele tem defite de atenção ou algum outro problema.te pergunto fora isso, o que eu; como mãe posso fazer para mellhorar seu aprendizado.pensei em colocalo na explicadora,e em um pre tecnico,pois tanto ele como eu gostariamos que ele entrase para o pedro 2 ou escola militar.quero o melhor para meu filho,mas gostaria de saber sua opinião como professora, por onde começar para ajuda lo.não posso pagar colegio particular, mas um cursinho ate da pra fazer um sacrificio. o que faço katia, me ajude. agradeço desde ja a sua atenção e te parabenizo pelo seu trabalho,obrigada

sueli reis