quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Orientações aos formandos de 2010

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2010.

Querido(a) aluno(a)

              Durante todo ano eu conversei com vocês sobre a importância de estarem se preparando para os concursos de acesso ao ensino médio. Alguns alunos se importaram, se preparam e conseguiram várias aprovações, outros não conseguiram, mas tiveram a aprendizagem dos concursos. Porém muitos não se preocuparam e perderam uma grande oportunidade.
              Você está indo para o ensino médio, uma fase importante da sua vida, não desperdice esta oportunidade. Encare esta fase como um pré-vestibular, você terá três anos para se preparar para os concursos vestibulares, se for sua intenção ter um curso superior. Se a sua intenção for ter um curso técnico, procure fazer cursos durante o ensino médio.
          Não se esqueça das Olimpíadas e da Copa do Mundo, por isso é necessário fazer um curso de idioma estrangeiro, para ampliar suas possibilidades de emprego.
              Vou dar algumas dicas importantes para orientá-lo nos próximos anos:

1) Se quiser fazer um curso técnico procure se informar nos sites abaixo, que oferecem cursos técnicos reconhecidos, sendo muitos gratuitos ou de baixo custo. Escolha a área que pretende atuar e o curso que você mais se identifica.
o   SENAI – www.firjan.org.br

o   SENAC – www.rj.senac.br

o   FAETEC – www.faetec.rj.gov.br

2) Se quiser fazer um curso superior procure se informar nos sites das universidades públicas do Rio de Janeiro. Entre em graduação, escolha a área e veja qual curso a universidade oferece e com qual você se identifica:

·        Universidade do Estado do Rio de Janeiro: http://www.uerj.br/
·        Universidade Estadual do Norte Fluminense: http://www.uenf.br/
·        Universidade Federal Fluminense: http://www.uff.br/
·        Universidade Federal do Rio de Janeiro: http://www.ufrj.br/
·        Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: http://www.ufrrj.br/
·        Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro:http://www.unirio.br/

3) Se quiser fazer um curso superior em uma instituição militar, deverá iniciar um curso preparatório o quanto antes, pois são os vestibulares mais concorridos e difíceis, mas vale muito a pena o esforço.

·        Oficial da Polícia Militar: www.vestibular.ufrj.gov.br / www.policiamilitar.rj.gov.br
·        Oficial do Corpo de Bombeiro: www.vestibular.ufrj.gov.br / www.defesacivil.rj.gov.br
·        Oficial da Marinha Mercante: www.ciaga.mar.mil.br / www.densm.mar.mil.br
·        Oficial da Aeronáltica: www.fab.mil.br
·        Oficial Engenheiro do Exército: www.ime.eb.br
·        Oficial do Exército: www.amam.ensino.eb.br


4) Fique atento ao ENEM, ao ProUni e a bolsas de estudos oferecidas pelo Ministério da Educação

·        www.mec.gov.br
·        www.portal.mec.gov.br


         5) Existem vários pré-vestibulares sociais no Rio de Janeiro, uma das opções é se inscrever no CEDERJ
·        www.pvs.cederj.edu.br

       6) Leia jornais e revistas como Época, Super Interessante e Galileu. Faça o Coquetel no Enem, é uma forma divertida e agradável de aprender conteúdos do vestibular, você poderá encontrar esse material em qualquer banca de jornal.

Bem, para que você consiga ingressar em uma dessas opções e ter sucesso, basta que você queira vencer e mantenha o foco. Tenha disciplina de estudo, aprenda a estudar, tenha os livros como fonte de informação e descobertas, vá além da sala de aula estudando em casa ou em bibliotecas, tenha seus professores como amigos e parceiro no seu processo de aprendizagem.
Não deixe para estudar no último ano, inicie logo em 2011 sua preparação. Preste bastante atenção às aulas, faça os exercícios do livro. Lembre-se: O livro é para ser usado pelo aluno, não use somente em sala de aula, use-o sempre!!
Não tenha medo de errar. Encare o erro como parte do processo de aprendizagem e continue tentando.
Ninguém pode aprender por você, por isso, esforce-se!!


 Desejo a você muitas felicidades e vitórias.

                        Parabéns pela formatura.



                                        Prof.:  Kátia Machinez  da Cunha
    
                                            

9 comentários:

Aline disse...

Boa noite!
Estou pesquizando na internet informações do colegio Pedro II e encontrei o seu blogger, tenho um filho que completa 10 anos em 03/02/2011 e esta no 5º ano (antiga 4º série) e uma filha que completa 5 anos em 18/06/2011 no pre II, por gentileza poderia me orientar como inscrever eles para concursos?
meu e-mail aline.correa@netservicos.com.br
Obrigada,
Aline Correa.

atividades para disiplina de informatica disse...

querida katia,não sei se foi obra do acaso encontrar o teu blog,mas por coinscidencia a encontrei, e creio que as suas dicas possam me ajudar.SOU sua aluna da faetec e vamos dizer que...nao sou muito fã da matemática,mas tenho que usa-la por toda a minha vida e inclusive na área que quero exercer.Pretendo sair da faetec assim que terminar o 9 ano,ainda estou no 8 ano,para isso terei de fazer uma prova para a escola politécnica de saúde joaquim venâncio,costuma ser bastante concorrido.Gostaria mesmo de saber e tirar essa minha duvida meio incerta,de que para ser boa profissional na area da biologia se estou indo por um bom caminho escolhendo essa escola.obrigada,andressa

Kátia Machinez disse...

Oi Aline,

Seu filho precisa iniciar a preparação para o concurso de 2011, as provas são normalmente em outubro. No site do colégio tem provas anteriores. Se ele puder fazer um bom curso preparatório seria bom, mas se não puder ele precisa estudar muito matemática e em língua portuguesa se dedicar também a redação.
A menina participará do sorteio é só esperar o período de inscrição.
Um abraço,

Kátia Machinez disse...

Oi Andressa,

Desculpe a demora. Acho que se você quer uma boa formação na área de saúde e escolheu a EPSJV da FIOCRUZ está no caminho certo. A Faetec é uma escola técnica que tem por objetivo formar não de obra técnica para o Estado do Rio de Janeiro, e não para preparar para o vestibular. Já na FIOCRUZ o ensino é politécnico, eles têm uma excelente formação básica no turno da manhã e o técnico à tarde, os cursos têm orientação dos pesquisadores e os alunos são encaminhados para estágios em hospitais federais credenciados.
A prova é bam concorrida, comece já sua preparação.
Se quiser pode me procurar no Mauazinho toda segunda e sexta-feiras são os dias melhores para eu te orientar.
Entre no site da Joaquim Venâncio e leia o edital antigo para saber tudo sobre o concurso e as matérias que precisa começar a estudar. Baixe provas anteriores, é uma excelente forma de preparação.
Um abraço,
Boa Sorte!

Anônimo disse...

Olá,
Meu nome é Andressa e eu quero muito entrar na faetec,cefet ou pedro segundo,mais eu já estou no 1ano do ensino médio e quero saber se eu ainda tenho chances de entrar nessas escolas,e também queria saber como que eu faço prara fazer essas provas.

Kátia Machinez disse...

Oi Andressa,
Você pode entrar para uma dessas escolas, mas terá que voltar para o 1º ano. Para a Faetec eu não acho aconselhável, mas para o Pedro II, CEFET, Fiocruz, Rural vale a pena.
Aqui no blog tem o site de todas elas, neles você acha informações sobre o concurso e provas anteriores. Baixe e inicie sua preparação.
Boa Sorte!!!

Anônimo disse...

Professora eu quero entrar pra cefet,como eu faço a prova pra entrar e se eu entrar,como que eu escolho um curso para o ensino medio e qual você acha melhor quimica ou enfermagen???

Kátia Machinez disse...

Oi anônimo,

Bem, fique atento aos sites das escolas que você pretende prestar concurso. Na maioria deles tem provas anteriores, baixe e inicie sua preparação.
Quanto ao curso que pretende fazer, não posso opinar porque é uma escolha muito pessoal. Mas pesquise mercado de trabalho, matérias que irá estudar e saiba que a escolha de uma profissão deve ser bem pensada porque pode ser sua ocupação para toda a vida. Então escolha algo que você gosta, não só pelo dinheiro, mas por satisfação pessoal.
Visite o site do guia do estudante.
www.guiadoestudante.abril.com.br

Ana Gleice disse...

Boa tarde prof. Kátia,

Sou mãe de um aluno do 9º ano, ele está fazendo as provas de seleção para o ensino médio, ele se saiu bem em matemática no Pedro II (Humaíta - noite), e também na Fiocruz. Tenho dúvidas em relação ao turno noturno do Pedro II, vc me aconcelharia a colocá-lo lá? ou seria melhor Cap-Ufrj ou Fiocruz, se ele for sorteado é claro.
Obrigada,
Ana