terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Quando um professor acredita no potencial dos alunos faz com eles também acreditem.


(mensagem enviada pelo facebook)

Oiii, to aqui pra te dizer muito obrigado!
Obrigado por ter me orientado e acreditado em mim quando nem eu mesmo acreditava.

Obrigado por me instruir e me mostrar o caminho.

 Obrigado pelos seus conselhos, que para mim foram de suma importância.
 Eu to feliz à beça, e se hj eu conquistei alguma coisa, parte disso devo a senhora., só queria te dizer que a iniciativa da senhora de acreditar nos jovens realmente dá resultados. Em casa  eu  não tinha ninguém que me dissesse como estudar, e pq estudar, assim como muitos jovens que, tenho certeza, a senhora ajudou.

Daqui para frente, td que eu vier a conquistar, será consequência de lá trás uma pessoa ter acreditado em mim. Vlw fessora!

O que é mais importante para um estudante prender matemática: Motivação ou inteligência?


Ano passado o Projeto Abrindo Horizontes (projeto ação) que desenvolvo na E.M Presidente Médici completou 10 anos. Este blog é parte dele desde 2007.
Durante estes anos eu busquei incentivar meus alunos da escola pública a terem sonhos, acreditarem no seu potencial, e a se esforçarem para alcançar seus sonhos. Com isso, muitos deles tiveram sucessos além do que eu esperava.
Eu dizia para eles que se eles estudassem e se preparassem no 9º ano (antiga 8ª série) para os concursos de acesso a escolas de ensino médio, eles conseguiriam conquistar uma educação de qualidade no ensino médio e não temeriam o vestibular. Isso foi comprovado, já que é um projeto de longo prazo e eu acompanho a trajetória desses alunos que está relatada neste blog.
Mas eu queria ir além e saber o que acontecia com esses alunos que os faziam se superar e superar alunos que estudavam em escolas boas e tinham condições de pagar cursinhos. Então conheci o Professor Dr. Alfred Sholl-Franco que é neurocientista da UFRJ e perguntei a ele. A resposta me surpreendeu, pois ele disse que eu motivava e conscientizava meus alunos. Então a motivação passou a ser o meu foco de estudo na pós-graduação em neurociências e no mestrado. O trabalho abaixo publicado nos anais do congresso de matemática VI EEMAT relata um pouco do que eu descobri sobre a orientação do Dr. Alfred.

http://eemat.sbemrj.com.br/wp-content/uploads/2014/10/CC9_Katia_Alfred.pdf

http://www.cienciasecognicao.org/

Esses alunos maravilhosos e motivados provaram que essa história de quem consegue aprender matemática é inteligente tem muito mito e está incompleta. A verdade é que aprender matemática desenvolve a inteligência, mas para aprender o estudante precisa querer aprender, ter MOTIVAÇÃO (intrínseca e extrínseca) e saber estudar, ou seja, ter ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM.

Os sonhos são a alavanca que impulsiona a força de vontade (Antonio Damásio).

Em 2014 tive o privilégio de ir a formatura de 3 desses alunos.

Rodrigo Cesar que se formou em Desenho industrial na PUC onde estudou com bolsa de 100%.


Pedro e Alison que se formaram na Escola Naval



(neste blog tem a história do começo da trajetória deles)

Eu sempre digo aos meus alunos - Quem estiver preparado vai ser o que quiser, mas quem não estiver preparado vai ser o que der! 

Muitos jovens de comunidades carentes acreditam que estudar é para "nerd" que é perda de tempo e acomodam-se desperdiçando os tesouros da juventude: tempo, energia e oportunidades.

Esses rapazes foram alunos de escola pública, moradores de Bangu, não eram "nerd", mas eram disciplinados, esforçados e tinham sonhos. Estudaram muito e se prepararam para vencer os obstáculos que iriam enfrentar. Hoje estão felizes e realizados.
Isso é aproveitar a juventude em sua plenitude!

 Parabéns rapazes. Eu tenho muiiiiiiiiiiiito orgulho de vocês!