domingo, 5 de julho de 2015

Inscrições para o processo seletivo do Colégio Pedro II / 2016

Queridos estudantes,

A Pró-reitora do Colégio Pedro II, professora Eliana Myra liberou um comunicado na página do Colégio avisando aos candidatos sobre o processo seletivo para 2016:
  • A data da liberação do edital deverá ser na segunda quinzena de agosto.
  • A data provável da prova deverá ser em 18 de outubro de 2015.

http://www.cp2.g12.br/ultimas_publicacoes/211-noticias2015/3164-processo-seletivo-de-novos-alunos-j%C3%A1-tem-data-provis%C3%B3ria.html

É importante que os pais providenciem os documentos de identidade e CPF das crianças, pois será necessário no momento da inscrição.

Prepare-se e boa sorte!

Todo estudante precisa ir se tornado cada vez mais autônomo em relação aos estudos. Sempre digo duas frases para tirar os meus alunos adolescentes da "zona de conforto".

1ª ) Você não precisa de tempo para fazer algo, mas precisa fazer algo com o seu tempo!
       Significa que não adianta dizer que não tem tempo de estudar, você precisa organizar seu tempo  para estudar. É uma questão de disciplina e organização.
        Que tal usar o tempo gasto no face e no whatsApp para estudar? Ponha no planejamento diário tempo para ver as mensagens, mas não fique o dia todo nisso.

2ª) Se eu sei o que não sei, já sei o que devo aprender!
      Quando não estudamos não temos noção do quanto não sabemos, mas quando começamos a estudar começamos a entrar em desespero porque descobrimos que não sabemos muita coisa.
      Isso não deve ser motivo de tristeza e sim de alegria, porque a partir deste momento tomamos consciência da realidade e assim podemos reagir para mudá-la. Isso é muito bom. Ficar na ignorância que é ruim!
   
Exemplo: Você vai fazer um exercício que tem fração e erra ou não consegue fazer. Já  descobriu que não sabe fazer operações com frações. Então já descobriu o que tem que estudar - Operações com frações. Entendeu?

Então estude muito e a cada coisa que descobrir que não sabe, corra atrás para aprender. É só pôr o nome do conteúdo no google que vão aparecer várias páginas de conteúdo e aulas no youtube. Busque livros, apostilas, amigos, pais, professor da escola, etc. Mas não deixe essa pedra atrapalhar o seu caminho. A sua cognição (forma como o cérebro percebe, aprende e transforma a informação) depende de você e não do seu professor da escola.
Perca o medo de errar.  Eu prefiro substituir o termo errar por "ainda não está certo". Isso te dá mais ânimo para continuar tentando, tentando, até acertar e ai... descobre duas coisas: a primeira é que aprender é muiiiito bom e a segunda é que você é capaz de aprender sozinho. Isso melhora sua autoestima e te dá muita felicidade.

Estudar não é caminho de tristeza e sim de alegria, realização e felicidade.

Seja motivado e autônomo. Corra atrás do seu sonho!

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Nenhum comentário: