sábado, 29 de novembro de 2014

Alunas da E. M. Presidente Médici da 8ª CRE abrem as portas do ISMART para alunos de todas as CREs do Rio de Janeiro

Jesielle e Thaiane  foram as primeiras alunas da Zona Oeste que entraram para o ISMART, uma organização sem fins lucrativos que apoia estudantes carentes e brilhantes de escolas públicas do Rio de Janeiro e São Paulo dando bolsas de estudos. Elas foram indicadas por mim quando estavam cursando o 7º ano em 2009. Na época só alunos da 1ª, 2ª e 3ª CRE podiam participar. Mesmo assim 9 alunos da Médici foram indicados e as duas conseguiram a bolsa do ISMART pelo Projeto Alicerce, ganhando dois anos de curso preparatório para o Colégio Santo Inácio. Elas enfrentaram dois turnos de estudo – pela manhã na escola em Bangu e a tarde no Ismart no Centro da Cidade, além da rotina de estudo em casa. Porém no 9º ano foram aprovadas em todos os concursos que fizeram. Thaiane escolheu estudar no Colégio Pedro II e Jesielle conquistou uma bolsa integral no Colégio Santo Inácio. Ao final do ensino médio Jesielle foi aprovada na PUC para o curso de Engenharia de Produção com bolsa de 100% e para a UFRJ no curso de Farmácia, mas seu sonho é ser médica, por isso ganhou do ISMART mais um ano de curso preparatório no PH. Este ano já tirou A na UERJ e estamos aguardando o resultado das duas no ENEM, mas tenho certeza que conseguirão realizar seus sonhos.



Hoje o ISMART aceita alunos da 1ª a 11ª CRE (da Zona Sul até Santa Cruz), graças ao esforço dessas duas alunas que mostraram que a distância não pode ser um limitador de oportunidades para alunos brilhantes, mesmo com as dificuldades causadas pela da distância elas conseguiram vencer.

Em 2013 mais um aluno da Médici entrou para o ISMART. O aluno Afonso conquistou a bolsa de estudos pelo Projeto Bolsa Talento dedicado a alunos do 9º ano. Ele está cursando 1º ano do ensino médio no Colégio PH da Barra com bolsa integral. 




Saibam mais sobre o ISMART no site: http://www.ismart.org.br/



sábado, 22 de novembro de 2014

APRENDENDO MATEMÁTICA PELA INTERNET - KHANACADEMY

Oi pessoal,

Hoje assistindo ao Programa da Globo Como Será? eu descobri um site que foca na motivação para a aprendizagem da matemática. Utilizando a internet, que é um recursos que todos nós usamos muito, e, em especial, o que os jovem mais gostam  na internet: Jogos.
Vejam o que passou no programa: http://redeglobo.globo.com/como-sera/noticia/2014/11/khan-academy-anima-o-aprendizado-da-matematica-atraves-de-games.html

O site direto é khanacademy.org
Nele você pode se cadastrar e começar a estudar. O melhor é que tem conteúdo do ensino fundamental ao ensino superior. O estudante pode aprender, desde fazer continhas básicas até cálculo diferencial.
Comece pelo seu nível. Se você está no ensino fundamental, não tente começar pelo ensino médio porque não vai estar preparado, ainda, para isso.
Para quem quer aprender e não tem condições de frequentar cursinhos, essa é uma excelente forma de se preparar e aprender cada vez mais.
Eu me cadastrei como profkatia e  abri uma turma chamada Abrindo Horizontes
Entre em khanacademy.org/coaches   aprenda e divirta-se com a matemática.

Abraço,

KÁTIA MACHINEZ





sábado, 15 de novembro de 2014

CONSELHOS PARA QUEM QUER SE PREPARAR PARA OS CONCURSOS MILITARES. ESPECIALMENTE IME/ITA

Respondendo a dúvidas a cerca de ficar tentando fazer os colégios militares(ensino médio): Colégio Naval, EPCAR ou continuar no ensino médio e tentar depois as escolas militares (nível superior): Escola Naval, EsPCEx, IME, ITA, AFA, EFOMM.


As escolas de ensino médio boas prepararam para passar no vestibular mas não nos concursos militares, esse não é o foco delas. Se você estiver no ensino fundamental estude para passar nos concursos dos colégios militares e fará o ensino médio já seguindo uma carreira.Se estiver no ensino médio e passar nesses concursos voltará para o 1º ano, mas se não passar continue no 2º ano do ensino médio e faça o bolsão para entrar em um cursinho específico e faça dois anos de curso preparatório (durante esses dois anos do ensino médio), já que no 3º ano já poderá fazer os concursos para as escolas militares. Se não tiver condições de pagar cursinhos isso não é problema, leia até o final e assista o vídeo do Marcos Pontes.

Bem vou explicar os porquês do conselho:


1º) Por mais que um professor seja bom, o que ele dá em aula é o resumo do resumo, já que ele tem um tempo limitado para dar os conteúdos. E, por melhor que seja um aluno, se ele se limita ao que o professor dá em sala de aula e faz os exercícios que o professor passa ele já é limitado. Imagina aquele aluno que não presta atenção as aulas e não faz exercícios? Esse então não aprende nada! E o pior é que a maioria dos estudantes não tem noção disso!
Logo todo estudante precisa ir muiiiiiiiiiiito além da sala de aula estudando pelos livros, aulas na internet e todo recurso que ele conseguir, principalmente se ele quiser realizar o sonho de passar nos vestibulares mais difíceis e concorridos do Brasil.

2º) No 1º ano do ensino médio, se estiver começando a querer entrar para uma escola militar faça um ano de curso para EPCAR/CN você vai entrar no ritmo de concursos militares, que é bem diferente do escolar. Faça a prova e se não passar continue e vá para o 2º ano do ensino médio, porque voltar dois anos não é lucro, já que no 3º ano já poderá ir direto para as Escolas.
Muitas pessoas se preparam dois a três anos e tentam entrar para a EPCAR e o Colégio Naval, mas terá que voltar para o 1º ano. É opção de cada um, se este é o seu caso faça mais um ano de curso, faça as provas e depois tome a decisão.

3º) Então no 2º ano do ensino médio se você estiver bom e motivado faça direto o preparatório para o IME/ITA. Fazendo dois anos de preparatório para o ITA a chance de passar de primeira é bem maior, não só no ITA mais em todos os outros que são mais "fáceis". Normalmente o pessoal faz dois a três anos( até mais) para conseguir passar. Isso dá uma noção de como o concurso é pesado. Mas é claro que vale supeeeeeeeeer a pena, senão ninguém se sacrificaria tanto.

4º) Cada curso tem um foco e existem excelentes cursos preparatórios no Rio de Janeiro como o PENSI o ELITE, PH e outros. Mas é claro que o diferencial maior é a MOTIVAÇÃO e as ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM utilizadas pelo estudante. Tem vários exemplos disso aqui no meu blog, onde mostro o resultado dos meus alunos de escola pública que não têm dinheiro para pagar cursinhos preparatórios e que seguindo meus conselhos e direcionamento  eles correm atrás sozinhos, vão  muiiiiiiiiiiiito além da sala de aula, estudam pelos livros e desbancam muitos alunos de cursos preparatórios. 
Quanto mais motivado o aluno estiver e quanto mais ele souber estudar direito aproveitando ao máximo o seu tempo e o seu potencial, mais ele estará preparado para vencer. (Guerras são vencidas por quem tem mais estratégia e preparação, que são conseguidas com muiiiiiiiiiiiiito esforço e força de vontade, ou seja, Motivação intrínseca). 
veja esse vídeo com o exemplo de vida do astronauta Marcos Pontes que fez AFA e também ITA.
5º) É importante ele estar grudado nesses sites que possuem material de estudo e muito mais:
6º) Entre nos sites das escolas militares para conhecê-las melhor e se motivar mais:
http://www.ime.eb.br/
http://www.ita.br/
https://www.marinha.mil.br/
http://www.afa.aer.mil.br/index.php


Espero estar ajudando de alguma forma,


Atenciosamente,

Kátia Machinez