domingo, 21 de julho de 2013

ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE QUALIDADE COMPROVADA

ORIENTAÇÕES SOBRE AS ESCOLAS  PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO

Com o novo sistema de cotas para acesso ao ensino superior e também para bolsas de estudo no exterior pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, o ensino público é a melhor opção para os estudantes no ensino médio. Abaixo estão as informações sobre as escolas públicas de qualidade comprovada que a forma de acesso é através de concurso público.


“ Pobreza é a falta de oportunidade do ser humano desenvolver seu potencial.” (Jorge Amado)


Este projeto tem o objetivo de informar, orientar, despertar o interesse, incentivar, nutrir sonhos, elevar a autoestima, ensinar a aprender para que os alunos se tornem autônomos em relação a sua aprendizagem e adquiram capital cultura.  A maior preocupação deste projeto é a orientação e a sensibilização dos alunos e de seus responsáveis para que não permitam que os longos anos de estudos sejam desperdiçados. O que o jovem mais tem é TEMPO E ENERGIA, se ele usar esses tesouros estudando terá muitas alegrias, mas se desperdiçar sofrerá as consequências. Com a conscientização para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem e com motivação o estudante consegue se superar e alcançar aprovação nos concursos públicos por esforço próprio sem fazer cursinhos. Pesquisas comprovam que estudantes que tem metas determinadas tem mais motivação para estudar e conseguem aprender muito mais.
 Este projeto ação vem sendo desenvolvido na Escola Municipal Presidente Médici desde 2004, por isso já temos a comprovação de que os alunos que se preocuparam em se preparar para prestar concurso no 9º não temeram o vestibular nem outros concursos públicos. Eles aprenderam a aprender, tornaram-se autônomos e desenvolveram o prazer por estudar e principalmente por aprender. Eles iniciaram o Ensino Médio já com a visão de se preparar para o Vestibular e hoje estão nas universidades públicas (UNIRIO, UFF, UFRJ, UFRRJ) sem ter feito cursinho preparatório; em carreira militar e também na PUC com bolsa de 100%.  Comprovamos que os alunos que obtiveram sucesso tiveram apoio e incentivo de seus familiares, por isso, nosso principal apoiador neste projeto é a família.
Uma coisas importante que precisa ficar bem clara é que aprender é uma capacidade natural do cérebro, todos nós podemos aprender, cada um de uma forma, é por isso, que temos que persistir e nunca desistir de aprender. Tudo que é novo parece difícil, mas depois que aprende fica fácil e quanto mais aprendemos, mais fácil fica aprender. Por isso, NUNCA DESISTA!!!!
             
            Leia este comunicado ATENTAMENTE, pois se desejar aprender realmente e passar em concursos públicos precisará seguir alguns passos e ir além do que é ensinado em sala de aula.

Precisará compreender que:

1º - Não pode chegar atrasado ou faltar às aulas, pois isso fará com que você fique “perdido” na matéria causando dificuldades para compreender novos conceitos. Caso precise faltar, deverá buscar o conteúdo perdido antes da próxima aula;

- Durante a aula deve estar em silêncio prestando total atenção, com FOCO à explicação do professor, pois o conhecimento se processa no cérebro, havendo necessidade de disciplina, concentração e participação efetiva durante as aulas. O cérebro só se concentra em uma coisa de cada vez, ele tem percepções periféricas, mas concentração não. Participe das aulas, tente responder as perguntas e fique concentrado. Quando você presta atenção ao que o colega está falando e conversa durante as aulas perde o que o professor está ensinando e não aprende. ATENÇÃO É FUNDAMENTAL;

- É primordial a realização dos exercícios propostos, pois estes são para aprender e ampliar o conhecimento. A prática é importantíssima para o aprendizado e memorização, portanto não dê a desculpa que não fez porque não sabe, o exercício é para aprender, não precisa acertar, mas sim, fazer; só assim surgirão dúvidas. Vale ressaltar que dúvida é algo positivo, significando que a pessoa está raciocinando sobre o assunto, logo estará em processo de aprendizagem. Quem não faz os exercícios não aprende direito. No máximo entende e logo esquece, o cérebro só registra o que você der importância, se você não fizer os exercícios facilmente esquecerá. Se quiser aprender de verdade deverá perder o medo de tentar e fazer muitos exercícios, quanto mais exercícios, melhor ficará preparado. Fazendo isso irá desenvolver a persistência e a resiliência fundamentais para o sucesso nos estudos e na vida.

- Em casa, é necessário um horário diário de estudo, para reforço do conteúdo e fixação do aprendizado. O tempo de aula é pouco, é necessário que disponha de mais horários de estudos de forma individual, isso fará com que você descubra que é capaz de aprender sozinho. Refazendo os exercícios de aula e fazendo novos exercícios para ampliar o conhecimento. Organize os horários para aproveitar todo tempo possível para estuda.. Faça um cronograma das suas atividades, com organização e planejamento fica tudo mais fácil e eficaz. Com isso você estará desenvolvendo outra coisa fundamental para ter sucesso que é a disciplina e a autonomia;

- Sempre que tiver dúvidas pergunte ao professor, não tenha medo nem vergonha, essas coisas só atrapalham. Se você fizer os exercícios e estiver errado aprenderá concertando-o, e se tiver acertado sentirá o prazer pelo aprendizado, que é aquela satisfação de ter conseguido resolver algo que você achava que não era capaz, e isso ativa o cérebro para fazer o registro automático de memória e dar motivação para novas aprendizagens; isso lhe dará satisfação pessoal e irá melhorar sua autoestima como estudante e como pessoa;

6º - Precisará aprender a usar os livros e outras fontes de estudo – Alunos que se limitam ao que é ensinado em sala de aula normalmente são limitados. Infelizmente muitos acreditam que não precisam estudar, só prestar atenção na aula já está bom, tiram boas notas e se consolam com isso, mas se esquecem de algo fundamental. O tempo de aula é curto, por isso o professor faz uma síntese do assunto e o aluno que só estuda o resumo do professor perde duas vezes. Por isso é preciso que o aluno use seu livro e outros de apoio.  Não esqueça que o livro É PARA SER USADO PELO ALUNO, não espere o professor mandar, você pode e deve usar todo o seu livro, leia as explicações, refaça os exemplos, faça os exercícios e confira as respostas. Anote as dúvidas e leve para a sala de aula para perguntar ao professor. Lembre-se seu professor(a) é a pessoa que te ajuda a aprender e não quem aprende por você.

7º - Deverá fazer elaborações próprias – ou seja, seus próprios resumos, suas próprias sínteses dos assuntos estudados. Essa é a atividade estratégica, em primeiro lugar porque reflete a capacidade reconstrutiva, de onde surge o impulso para a autonomia. A elaboração própria é a base da aprendizagem ativa, através da qual, sobre orientação do professor, o aluno faz-se autor, tem idéias próprias, argumenta com autonomia, adquire capacidade para argumentar, propõe projetos próprios. Isso faz com que ele cresça como estudante e como pessoa. Faz com que não compre idéias dos outros, mas que tenha as suas próprias, que não aceite tudo como verdade absoluta, mas que busque a verdade. Faz com que se torne uma pessoa livre e não massa de manobra. (Pedro Demo)
Sabe-se que jogos e redes sociais tomam muito tempo, por isso, é preciso usar o computador para o que realmente importa no momento que é estudar. Livre-se das distrações que tomam seu tempo de estudo. Existem vários sites educativos onde o aluno poderá aprofundar seus conhecimentos. Também é importante entrar nos sites das escolas Federais para se informar sobre o período de inscrição, para copiar os conteúdos e as provas anteriores imprimir e começar a estudar, se quiser prestar algum concurso no final do ano.
Não esqueça que é necessário providenciar o CPF e a Carteira de Identidade do candidato com antecedência. Algumas inscrições começam a partir de maio, por isso é preciso estar atento também ao período de pedido de isenção da taxa de inscrição (para quem não pode pagar) e/ou se preparar antecipadamente para pagar as taxas economizando mensalmente.
Para os alunos que tem ou terão mais de 17 anos em 2013 poderão concorrer às vagas do PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) na FAETEC, CEFET e no Pedro II.
Para passar será necessário que o aluno mantenha o foco tenha força de vontade, disciplina e muita dedicação aos estudos!!
    As atualizações serão disponibilizadas no blog profkatia2007.blogspot.com


            Rio de Janeiro, 21 de julho de 2013.

                 Kátia Machinez da Cunha
                         matemática


RELAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESCOLAS PÚBLICAS DE QUALIDADE COMPROVADA DO RIO DE JANEIRO

·         ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO – Escola residência
Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá Tel.: 3214-7404/
Curso: Ensino Médio regular Integral


·         CEFET ( Centro Federal de Educação Tecnológica)
Rua General Canabarro, 681-  Maracanã – Tel. 2569-3022 / 2204-0978
            Estrada de Adrianópolis, 1317 – Santa Rita – Nova Iguaçu – Tel: 2568-8890 /2568-2973
            Rua Miguel Angelo, 96 – Maria da Graça 
                        www.exatuspr.com.br / WWW.cefet-rj.br
           Cursos: Edificações, Estradas, Meteorologia, Eletônica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática,   
                        Segurança no Trabalho, Administração, Turismo e Entretenimente, Telecominicações,  
                        Automobilismo, Informática Industrial, Informática e Enfermagem.

·         CEFETEQ - Centro Federal de Educação Tecnológica de Química
                        Rua Senador Furtado, 121/125 – Maracanã – Tel. 2596-4618 / 2596-1771
                        Rua Lúcio Tavares, 1045 – Nilópolis – Tel.2691-4499 / 2691-2212
            www.ifrj.edu.br 
            PROEJA (modalidade Jovens e adultos) é oferecida para alunos com mais de 17 anos.  
            Cursos:  Química Industrial, Biotecnologia, Controle Ambiental, Laboratório de Farmácias, 
                         Meio Ambiente, Alimentos e outros.

·         COLÉGIO PEDRO II
Rua Bernardo de Vasconcelos, 941 – Realengo – Tel.: 3159-9832
Rua Barão do Bom Retiro, 726 – Engenho Novo – Tel 2501-4084
Rua Campo de São Cristóvão, 177 – São Cristóvão – Tel 2580-7775
Rua São Francisco Xavier, 204 – Tijuca – Tel 3872-2230
Av. Marechal Floriano, 80 – Centro – Tel 3213-3100
Rua Humaitá, 80 – Humaitá – Tel 2537-4012
     Vagas: C.A (sorteio); 5ª série, Ensino Médio Regular ou Integrado (informática e
                  Meio Ambiente) e PROEJA (noturno)
      
·         ESCOLA POLITÉCNICA JOAQUIM VENÂNCIO - FIOCRUZ
                        Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Tel: 2598-4407/2598-4242/ 3865-9805
                        WWW.processoseletivo.epsjv.fiocruz.br /   www.epsjv.fiocruz.br
                       Cursos: Análises Clínicas, Gerência de Saúde e Vigilância em Saúde

·         ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE RURAL– UFRRJ
                   Av. Rio Santos, km 47 - Seropédica   Tel:(21)2682-1004 / Fax(21)2682-1210
                         WWW.ctur.ufrrj.br/   
                        Cursos: Técnico em Hospedagem, Técnico em Agroecologia e Ensino Médio regular.
             

    
·         COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA  UFRJ
                        Rua J.J.Ceabra, s/nº- Lagoa – Tel: 2294-6597 /  2511-5382/ 2562-2010
                        Vagas: C.A (sorteio); 5ª série e Ensino Médio (concurso)
                        www.cap.ufrj.br

·         COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO
           Rua São Francisco Xavier, 267 - Maracanã
          Tel: 2567-5668 / 2567-5760 / 2569-3767  - Fax 2568-9222
           WWW.cmrj.ensino.eb.br


              ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS
·         FAETEC – Esta escola tem por objetivo formar mão de obra técnica para suprir a necessidade do Estado do Rio de Janeiro. Além dos cursos técnicos a Faetec possui vários cursos livres, Creches, Escolas de Música, Ensino Fundamental, pós-médio, Superior e outros.  Por ter várias unidades, o aluno deverá no ato da inscrição escolher a escola e o curso, não podendo trocar após o concurso. Site:  www.faetec.rj.gov.br  ou 0800-2828585

*Oscar Tenório: R. Xavier Curado, s/n – Marechal Hermes -2450-2154
                Cursos: Administração, Contabilidade, Análises clínicas e Gerência de saúde.

             * Visconde de Mauá:R. João Vicente, 1775 – Marechal Hermes –    Tel: 3350-7188
               Cursos: Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica,  Mecânica (regular e Proeja)

             * República – R. Clarimundo de Melo, 647 – Quintino – Tel: 2596-3194
                Cursos: Informática para internet, Informática, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Mecânica e Telecomunicações.

             * Instituto de Educação: R: Mariz e Barros, 273 – Pça da Bandeira – Tel: 2569-4073 - 
               Cursos: Formação Geral, Informática e Administração.
  
            * Adolfo Bloch – R. Bartolomeu de Gusmão, 850 – São Cristóvão –  2569-4737 / 2567-5818    
              Cursos: Dança, Guia de Turismo, Administração, Eventos, Hospedagem, Marketing, Produção de audio e vídeo e Publicidade.

             * Ferreira Viana–.General Canabarro, 291–Maracanã –Tel.2569-0224 / 2569-6927  
                 Cursos: Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Telecomunicações, Edificações (regular e PROEJA)

             * Juscelino Kubitschek – R. Jornalista Antonio de Freitas, 75 - Jardim América –  2471-4834   
               Cursos: Administração, Agenciamento de Viagem, Análises Clínicas, Eletrotécnica e Guia de Turismo.

               * Santa Cruz: Largo do Bodegão, 46 – Santa Cruz –  Tel: 3395-0084
                 Cursos: Eletromecânica, Enfermagem, Informática, Administração, Química, Informática e Segurança do Trabalho.
 
             * Henrique Lages: R. Guimarães, 182 – Barreto – Niteroi -Tel: 2622-3411
                Cursos:  Eletrônica, Construção Naval, Edificações e Máquinas Navais
         
              * João L. do Nascimento: R. Luiz de Lima, 272 – Centro Nova Iguaçu – RJ -    2667-3165     
                 Cursos: Administração, Edificações, Eletrônica e  Eletrotécnica.


·         ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO
      Essas escolas são estaduais, mas possuem um ensino diferenciado por ter apoio da iniciativa privada com investimento em cursos técnicos. A maior quantidade de vagas 90% são para alunos oriundos das escolas públicas por isso, não tem taxa de inscrição.

o    NAVE  conhecido como Núcleo Avançado em Educação. Tijuca – RJ, O Colégio Estadual José Leite Lopes como é conhecido também, oferece o ensino médio integrado com o curso técnico na área tecnológica de informação e comunicação.
                        Cursos: Técnico em geração de multimídia, Téc. Em programas de jogos digitais e téc. Em roteiros para mídias digitais.

o   NATA  - Núcleo Avançado de Tecnologia de Alimentos – São Gonçalo – Niteroi
Cursos: Téc. Em leite e derivados, téc. Em panificação

o   COLÉGIO ESTADUAL ERICH HEINE – 1ª Instituição de ensino sustentável do Brasil e da América Latina. Criada em parceria com a empresa Thyssenkupp CSA.
Rua João Tavares do Amaral, 83 – Santa Cruz - RJ
Curso: Ensino Médio integrado de educação técnica em Administação

o   MIÉCIMO  - Em Campo Grande
Cursos: Administração e Edificações






ESCOLAS MILITARES


    Para ingressar nestas escolas o aluno precisa estar muito preparado. A alunos das escolas públicas precisam no mínimo dois anos de preparação, por isso, o ideal é iniciar um curso no 8 º ano. Nosso ex-aluno que se passou sem fazer cursinho começou a estudar sozinho, adiantando toda matéria do livro já no 7º ano. Ele sempre estava à frente da turma, aprendeu a aprender e quando chegou no 9º ano já sabia toda a matéria que seria ensinada, eu só o ajudava com orientações, material de estudo, provas anteriores e tirava algumas dúvidas, ele já tinha aprendido a ser autônomo. Ele é uma exemplo de esforço e dedicação. Hoje é cadete da Escola Naval cursando o 3º ano.
  Para quem não se preparou, o ideal é que faça um cursinho preparatório especializado nestes concursos.


Æ Colégio Naval
Localizada em Angra dos Reis -  Sexo masculino – idade 15 a 18 anos

      Inf. DEM – R. Visconde de Itaboraí, 69 – Centro –Tel. 3870-6006

      www.mar.mil.br


Æ  Escola Preparatória de Cadete do Ar – EPCAR

      Sexo masculino – idade 14 a 17 anos - Localizada em Barbacena - MG                  

      Informações : III Comando Aéreo Regional (COMAR)   www.fab.mil.br
      Praça Marechal Âncora, 77 – Castelo – Tel: 2533-2181/3814-6026
      E-mail: epcarcon@barbacena.com.br  /  www.barbacena.com.br



              Também é importante conhecer e visitar o site do MEC: www.mec.gov.br


Espero ter ajudado de alguma forma.

3 comentários:

Marcelo Lopes disse...

Professora, seu blog foi de uma ajuda para começar a direcionar minha filha para bons colegios publicos.

Grato.

Marcelo Lopes disse...

Professora, muito obrigado pela postagem. Vai ser muito útil.

Grato,

Clarisse disse...

Obrigada pelo site.Esclarecedor